A aposentadoria fecha as portas de serviço, entretanto conseguem abrir uma janela para o mundo. Todo o tempo que se dedicava ao serviço prontamente está livre para o que quiser. Apesar de, nestes tempos de incerteza, muitos idosos têm que dispensar tuas pensões a socorrer seus filhos ou seus netos, diversas outras se descobrem numa legal aplicação para viajar.
Se tem uma pensão de mais ou menos aceitável, o piso já está pago e não têm filhos a teu cargo, estão numa fantástica localização pra fazer as malas e observar o universo. “Os idosos de hoje em dia são muito diferentes dos de há 20 ou 30 anos -explica Immaculada Armadams, professora de Psicologia Social da Universidade de Barcelona-. É verdade que formam um grupo hetereogéneo, nem todos têm os mesmos interesses, no entanto, em geral, têm viajado muito mais do que os reformados há outras décadas”.
Têm um nível cultural mais grande, visto que chegaram à faculdade, sabem idiomas e lhe pegaram o gosto de fazer turismo visto que durante tua vida de trabalho têm viajado bem mais. Já não viajam somente ao público nos meses de verão, para observar a família ou lançam mão as promoções do Imserso para deslocar-se aos clássicos destinos da costa espanhola. Muitas das pessoas que têm 65 anos ou mais têm cruzado o atlântico, passaram boa quantidade da Europa, realizaram safaris da África. É verdade que a idade não perdoa e que imediatamente não têm a mesma forma física e o ímpeto que há 20 anos, contudo o desejo de viajar não envelhece.
“Querem continuar a fazer turismo visto que gostam que o seu tempo livre tenha um significado especial”, diz Immaculada Armadams. Assim que querem destinos que lhes permitam desfrutar da arte e a história. Querem ver novos lugares. Querem desfrutar da gastronomia dos lugares que visitam. Em suma, usufruir a vida ao máximo. “São conscientes de que encaram a última época de tua vida e quer aproveitá-la.
Também, ao viajar se relacionam com algumas pessoas -aponta esta psicóloga-. E este é um dos principais motivos pra que os idosos façam turismo. Uma de tuas opções preferidas são as viagens organizadas, porque, pra e também que tem tudo construído, é mais fácil melhor conhecer pessoas. Além do mais, os que têm amigos que exercem turismo viajam mais, em razão de, desta maneira, partilhar experiências”.
- Dois Processos de seleção dos destinos EDEN
- 3 Dance Dance Revolution
- ª temporada: 14,08 milhões de espectadores (até o 11×21)
- 2 Roupa Interior
- 26/03/2008 – Bongo’s Cuban Café – Miami, EUA
- Praça de Armas
- um de março: JFK assinou uma ordem executiva para a formação dos Corpos de paz.[303]
As empresas do sector turístico, assistiu-se a um autêntico recife no grupo da terceira idade. “O setor turístico está a acertar-se a essas transformações demográficas, visto que reconheceu que tem muito bons consumidores entre as pessoas -diz Ramon Serrat-.
É verdade que muita gente viaja por conta própria, contudo bem como contratam diversas viagens a partir de agências”. Assim que abundam as ofertas para os séniors (como preferem denominá-los de muitas organizações, que costumam acrescentar nessa categoria as pessoas com mais de 55 anos). Porque uma das vantagens de estar aposentado, é, por sua vez, a galinha dos ovos de ouro pras agências de viagens, companhias aéreas e os hotéis. E essa galinha responde pelo nome de desestacionalidad. Ou, o que é o mesmo, os reformados não têm pelo motivo de viajar a toda a hora nos meses de verão.
“Como conseguem viajar fora de temporada, as corporações do setor oferecem preços mais baixos pra gerar movimento nesses meses em que a imensa maioria dos trabalhadores não podem viajar”, comenta Ramon Serrat. Hotéis, organizações de transportes, restaurantes… recebem de braços abertos a quem são capazes de desfrutar de uns dias de descanso em outubro ou fevereiro.
deste modo evitam que estes meses, famosos como de baixa temporada, se convertam em um terreno baldio turístico. “Assim sendo, a maioria das ofertas que se anunciam destinado a pessoas mais velhas são de produtos fora de temporada. Uma maneira de viajar que ainda goza de amplo popularidade é contratar viagens através do Imserso, um corpo do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade, que fornece programas de férias para idosos.
“O Imserso continua a ser uma sensacional opção -comenta Sònia Gil-Qual-, em razão de oferece destinos de praia, circuitos culturais, essencialmente por Espanha e turismo de natureza. Está incrível o valor, entretanto diversas vezes não podes escolher o destino, pelo motivo de se toca na praça que se toca”.