“Kennedy Apareceu No Debate Como Um Galã De Hollywood”

“Kennedy Apareceu No Debate Como Um Galã De Hollywood”

"Kennedy Apareceu No Debate Como Um Galã De Hollywood" 1

Richard Nixon e John Fitgerald Kennedy (JFK) protagonizaram há cinquenta anos, o primeiro debate político televisivo da história . Os dois candidatos à presidência dos Estados unidos, citado por 4 vezes em frente às câmeras e diversos especialistas dizem que os encontros foram importante para inclinar a balança em prol do candidato do partido democrata.

Manuel Campo Vidal , que foi moderado 2 dos 3 únicos debates cara a cara celebrados em Portugal e que atualmente preside a Academia de Televisão . O jornalista analisa como aquele encontro mudou a história da televisão e da política, ao mostrar que, na campanha, “além do assunto”, entravam também em jogo outros elementos de comunicação não-verbal e de imagem”. Como mudaram as campanhas eleitorais do que aquele primeiro cara a cara entre Kennedy e Nixon?

Aquele debate do ano de 1960 gerou tal choque que assustou realmente os quartéis-generais dos partidos políticos. A prova é que foram 16 anos sem a realização de mais debates eleitorais nos EUA. O mundo todo foi mitificado e acredita que, desde logo, nunca mais se deixou de fazer, porém não é bem deste jeito. Quais são os cara-a-cara?

eu acredito que os debates eleitorais servem pra concentrar o voto sobre o assunto os partidos que participam. Se participam dois partidos há uma concentração bipartidário. Sobre tudo, o que move é a auxiliar a participação dos eleitores, por causa de é um espetáculo televisivo de primeiro nível.

  • #712 r15
  • Valor: $9.00 USD
  • Por que você não ama touros
  • quarenta e nove Wikipedia:Mediação informal
  • dois Episódio 2: Motivo para Lacrimejar / As Loiras se divertem mais
  • 1982: Miguel Bosé (versão francesa)
  • Romance – 2. O pescador – 3. Rima ( eu vi um ponto…)

Aquele primeiro debate foi a primeira prova disso? Teve um impacto muito extenso porque a televisão naquele momento, era um meio novo e emergente. Segundo as pesquisas eleitorais, aqueles que haviam acompanhado o debate pela televisão, disseram que Kennedy tinha ganho, todavia os que só ouviram pelo rádio pensavam que tinha ganho Nixon. A televisão mudou os regulamentos do jogo?

Não, os regulamentos do jogo eram as que eram. Aquele aparelho chamado tv, que já tinha informações a respeito da política, no entanto onde não se tinham produzido debates eleitorais, demonstrou que, além das palavras, havia outros elementos de intercomunicação não-verbal e de imagem que contribuíram pro efeito. O mito diz Nixon perdeu já que eu suava e visto que ia mal barbear.

Exatamente. Nixon devia ter um caráter mais bem mal-humorado, e deste dia o demonstrou. Estava muito tenso, eu suava e não havia se preparado suficientemente bem do ponto de visto do teu modo. Kennedy apareceu como um galã de cinema de Hollywood e, apesar de ser a minoria de origem irlandesa e católica, seduziu-a, com a auxílio da imagem.

A prova é que aqueles que ouviram pelo rádio consideraram mais firme pra Nixon. Diz-se bem como que Nixon recusou-se a usar maquiagem e isso o prejudicou. Não estou correto de que isto seja verdade, pelo motivo de há muito de lenda sobre esses 3 debates. O únicio que sabemos de correto é que o censo do candidato republicano, de Nixon, justificou aparecimento de mau humor, filtrando sofreu um golpe no joelho, ao vir ao palco. Isto lhe teria mantido numa ocorrência de muita agonia durante tantas horas, e explicaria porque o senhor tinha má cara.

Mas nem ao menos isto sabemos se é verdade. Houve muitas histórias e gerou-se uma lenda. Os especialistas em comunicação não-verbal continuam colocando este debate como modelo pra esclarecer que pela televisão é tão relevante o que você diz como o como apareces.

será que Esses novos fatores de avaliação que foram introduzidas com a televisão são de fato respeitáveis? Excelente, cada meio de intercomunicação é diferenciado. Em um jornal pode ler e reler, na rádio influi se você tem um tom de voz concluente ou dentro de um balde e na televisão tem imagem.