Tóquio (東京都, Tōkyō-to?, lit. Japão, localizado no centro-leste da ilha de Honshu, especificamente pela localidade de Kanto. Em conjunto maneira uma das quarenta e sete províncias do Japão, apesar de tua denominação oficial é metrópoles ou de capital (都 -to).
A cidade é o centro da política, economia, educação, intercomunicação e cultura popular do estado. Conta assim como com a superior concentração de sedes de corporações, corporações financeiras, escolas e universidades, museus, teatros e estabelecimentos comerciais e de entretenimento de todo o Japão.
- Outro ponto – Queremos ter também sublistas (utilizando incontáveis * seguidos) – E continuar, e prosseguir
- o Cabelo Curto
- sete demandas das mulheres latino-americanas
- Diretor de iluminação – Calvin Mosier
- Melhor ator: Rodrigo Lombardi
apesar de que Tóquio é a romanização mais comum do nome, em japonês, o nome da cidade é em Tóquio, em português e outros idiomas —entre eles, o alemão e o neerlandês. Em inglês e algumas línguas escreve Tokyo, apesar de, antigamente, bem como se escrevia Tóquio.
No passado, a cidade era conhecida como Tokei, Edo ou Yedo. O gentílico de Tóquio é tokiota. Edo sofreu numerosos desastres, entre os que se descobrem centenas de incêndios, destacando-se o Enorme Incêndio de Edo (Edo Taika) de 1657, onde faleceram em torno de 100 1000 pessoas.
A causa dos constantes incêndios era que todas as casas de Edo eram machiya ou casas urbanas de madeira. A partir de 1872, começou a ser criada a primeira linha de avenida de ferro e, entre 1885 e 1925, foi criada a Linha Shibuya, linha de trem urbano que é a mais relevante de Tóquio nos dias de hoje. Em 1889 fundou a Cidade de Tóquio (東京市 Tōkyō-shi) com 15 bairros, logo em seguida, em 1893, os distritos de Tama uniram-se à prefeitura. Em 1914, foi inaugurada a Estação de Tóquio e em 1927 foi inaugurado o primeiro metrô em Linha Ginza. O Vasto terremoto de Kanto atingiu Tóquio em 1923, com um saldo de por volta de 143 000 pessoas mortas.
Após a tragédia, foi iniciado um plano de reconstrução que não pôde ser concluída em consequência a seu grande gasto. Apesar disso, a cidade continuou o seu desenvolvimento até o começo da Segunda Briga Mundial. Em 1943, a prefeitura e a cidade de Tóquio, se uniram pra formar a Metrópole de Tóquio (Tōkyō-to), bem como famoso simplesmente como Tóquio, que, naquele instante, consistia em trinta e cinco bairros. A partir desta data não existe cidade no Japão, onde é denominado como Tóquio.
Tóquio experimentou o chamado “milagre econômico” ao longo das décadas de 1950 e 1960. Em 1947 Tóquio foi reestruturado com a redução de 35 a vinte e três bairros. Em 1954, foi montada a segunda linha de metrô com a Linha Marunouchi e em 1961, com a Linha Hibiya. Em vinte de março de 1995, a cidade concentrou a atenção da mídia internacional depois do atentado terrorista do culto Aum Shinrikyo no sistema de trens subterrâneos de Tóquio. Nele morreram 12 pessoas, e milhares foram afetadas pelo gás nervoso sarin.