O JORNALISTA percorre Iêmen tentando descobrir a Amal al-Sadah, a jovem esposa de Bin Laden. Depois de ter tido que usar tuas armas, a polícia iemenita conseguiu interrogar Amal al-Sadah, a jovem esposa de Osama bin Laden -e, ao que parece, tua preferida-, em outubro. O tiroteio teve espaço em uma fazenda do distrito de Sayyani, pela província de Ibb. A jovem, de não mais de vinte anos, e seu pai, Abdul Fatah al-Sadah, de 62, ficaram sob prisão domiciliar. A nota publicada no último domingo pelo jornal britânico The Sunday Times, compartilhando fontes diplomáticas não dava mais dados.
Semanas antes que a polícia iemenita, eu bem como tinha viajado até Sayyani, onde Abdul Fatah al-Sadah faz certa autoridade entre as tribos locais. Foi no Instituto Al-Saeed, um edifício de concreto de dois andares, situado perto às casas de pedra e as antigas mesquitas do Ibb. Em Al-Saeed, todo o mundo parece ter-se esquecido de Amal. Nas salas de aula há menos mesas que alunas.
Todas as gurias vestem as túnicas habituais de Iémen e os que não cobrem a cabeça com um lenço é pelo motivo de levam véu. Muitas delas passam do meu ambiente ao leito nupcial, uma condição nada estranha no Iêmen, onde novas criancinhas são entregues por sua família, seu casamento com a idade de doze anos, para assegurar o dote da virgindade.
Quando em julho de 2000, Amal al-Sadah casou-se com Osama bin Laden tinha 17 anos. Ele, 43. Não se conheciam. A noiva foi oferecida ao biliardário saudita, por uma tua irmã mais velha, casada com um iemenita que, após guerrear como mujahidin no Afeganistão, ficou colaborador íntimo do homem mais procurado pelo FBI.
Pois no Iêmen, as mulheres compram. O valor que as famílias pagam as esposas de seus filhos varia muito de acordo com a raça a que pertence a noiva e sua graça, porém as autoridades estão dispostas a corrigi-lo.
- Ser bonitos
- 1 com Comentários e observação
- É verdade, eu nasci com a negra
- 3-4 anos
- 3 A outra vertente do sistema: o Gulag
O passado mês de setembro, reuniram-se na província de Dhamar, escolares, religiosos, xeques tribais e líderes políticos para iniciar um sistema geral de preços. O valor de uma virgem, foi fixado em 200.000 riales (em torno de 1.125 euros); o de uma viúva em 100.000 riales (menos de 600 euros). Tudo muito distanciado, em cada caso, de us $ 5.000 que o senhor Al-Sadah pediu a Osama bin Laden por Amal. Para ele era a quarta casamento -a quinta, de acordo com outras referências, que mostram que o terrorista se divorciou em uma ocasião-. Se casou na primeira vez aos 17 anos com uma mulher de nacionalidade síria, Najwan Ibrahim Ghanem.
Mãe de 11 dos vinte e quatro filhos que lhe são atribuídos a Bin Laden, Ghanem reside atualmente em Damasco, de onde é originária a mãe do terrorista saudita. Posteriormente, o líder da Al Qaeda, casou-se com um saudita e com uma afegã, filha de um proeminente líder talibã que, se diz, poderia ser o mulá Omar.
Com essas duas mulheres e com Amal, Bin Laden viveu em teu esconderijo afegão até o onze de setembro. A começar por desta forma, o rastro do saudita se perde. Só as mensagens emitidas na tv do qatar Al Jazeera e o depoimento de Amal têm dado sinais tuas. O secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, considerou sexta-feira: “Enquanto ninguém me prove o contrário, considero a Bin Laden, um fugitivo pela existência”. A mais jovem das esposas de Bin Laden, mãe, além do mais, de sua filha, Safia, disse publicamente pela primeira vez em março deste ano. Ele o fez sob as siglas A. S. trata-Se de uma localidade montanhosa, a mais de 2.000 metros de altura, com um público em cada loma.
Rodeadas por falésias de 100 metros, a algumas aldeias só se podes aceder por todo-o-terreno ou em tolo. Tudo o que consegui descobrir é que, depois de os ataques em Nova York, o sogro de Bin Laden havia sido detido pela polícia, conduzido a Sanaa e posto sob prisão. Vários xeques da localidade haviam enviado uma carta ao presidente Saleh implorando por tua liberdade.Nela argumentavam que o casamento de sua filha com Bin Laden era um assunto familiar e não político. E com a espinita de não ter conseguido comparecer até a esposa de Bin Laden morto logo me virei para Sanaa.