Em informática, um(a) terminal ou console (hardware) é um equipamento eletrônico ou eletromecânico usado pra interagir com um(a) micro computador(a). Costuma ser confundido com o seu homônimo virtual, programado para emular as especificações de um terminal padrão (p. ex., Se são capazes de definir como cada um dos pcs conectados à rede, também recebe o nome de nó ou estação de trabalho.
Costumam fazer suas próprias funções e contactam com o servidor quando precisam, seja pra recorrer à utilização de algum dos usos compartilhados ou para trabalhar com qualquer detalhes contida nele. A atividade de um terminal está confinada a apresentação e entrada de detalhes; um equipamento com uma significativa técnica local programável de processamento de fatos podes ser chamado de um “terminal inteligente” ou freguês pesado. Um terminal que depende do micro computador hospedeiro pra sua técnica de processamento é denominado como cliente leve. Um computador pessoal poderá correr um software que emule a função de um terminal, permitindo, algumas vezes, o emprego simultâneo de programas locais e o acesso a um longe sistema hóspede do terminal.
Os primeiros terminais de usuário conectados aos computadores foram as teleimpresoras eletromecânicas (TTY), como o model 33 Teletype, usado originalmente pra telegrafia ou o Friden Flexowriter. Posteriormente, foram elaborados terminais de impressão como o DECwriter. Todavia, os terminais de impressão foram limitados na velocidade com a qual podia ser impresso o papel, e o registro em papel era desnecessário para o uso interativo. As primeiras telas de vídeo de computador às vezes foram apodadas os “TTYs de vidro” e usaram portas lógicas individuais, sem CPU.
- Featheredhat (conversa) 00:Cinquenta e quatro 3 ago 2018 (UTC)
- Criação de campanhas
- três A Guerra da Reforma
- dezenove de setembro de 2117: centenário do Terremoto de Puebla de 2017
- quatro Nova Planta da Real Audiência de Catalunha
Posteriormente, foram introduzidos os chamados ” terminais “inteligentes”, como o VT52 e o VT100 feitos na DEC, que ainda são amplamente emulados em software. Estes eram chamados de “inteligentes”, porque tinham a prática de interpretar seqüências de escape pra botar o cursor em uma determinada posição e pra controlar a tela.
no conclusão dos anos de 1971 e começo dos anos 1980, havia dezenas de fabricantes de terminais, incluindo DEC, Wyse, Televideo, Hewlett Packard, IBM, Lear-Siegler e Heatkit, diversos dos quais tinham sequências de comando incompatíveis. Enquanto que as primeiras IBM Pc só tinham telas de cor verde, estas telas não eram terminais. A tela de um Pc, não continha nenhum hardware de geração de caracteres; todos os sinais e formato de video eram gerados pelo cartão de exposição de filme no Pc.
mas, com um conveniente software de terminal, os Pc podiam emular um terminal, ao ser conectadas a um micro computador central. Eventualmente, os computadores pessoais, baseados em microprocessador, reduziram-se substancialmente a busca no mercado pros terminais. Hoje, a maioria dos freguêses telnet Pc fornecem a emulação do terminal mais comum, o DEC VT100. Originalmente, os terminais do texto eram terminais de computador eletrônicas, conectados aos pcs por uma porta serial, entretanto os pcs posteriores têm consoles de sistema integradas, programas e emuladores de terminais que trabalham em um local de desktop gráfico.